Publicado em 11 de agosto de 2020 às 16:51

Aproveitando o anúncio do Governador do Estado de São Paulo, João Dória, que classifica a região de Araçatuba para a fase amarela na quarentena do Plano de São Paulo, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, deu coletiva à Imprensa, na tarde de sexta-feira (07), anunciando o avanço à fase amarela com abertura ampliada de comércio, salões, academias, bares restaurantes e similares, já a partir deste sábado (8), véspera do Dia dos Pais.

As novas diretrizes estão no Decreto Municipal nº 21.470, de 7 de agosto de 2020, sobre a retomada gradual e consciente da economia em Araçatuba, com ações e medidas estratégicas de enfrentamento à pandemia decorrente do Coronavírus, de acordo com o Decreto Estadual nº 64.994/2020, do Plano de São Paulo.

“Nossa preocupação é de tornar útil cada instante desta mudança positiva, em favor de nossa população, de nossa economia e da recuperação de todos neste momento difícil que estamos vencendo pouco a pouco. A véspera e o domingo do Dia dos Pais já tem uma expectativa bem mais positiva”, destaca Dilador.

“Tudo isso não aconteceu por acaso e é conseqüência do amadurecimento da sociedade, de cada um de nós. A nossa luta no Conselho Municipalista junto ao Governo Estadual quase dobrou o número de leitos de UTI, de 8 para 15 por 100 mil habitantes, e as campanhas de conscientização, como a Operação COVID da Prefeitura, que orientou, notificou e autuou estabelecimentos e flagrou festas com aglomeração, contando com o importante apoio da Polícia Militar às nossas equipes de fiscais e Guarda Municipal”, lembra o prefeito.

Dilador reuniu-se, ainda na tarde de sexta-feira, com representantes de academias para atingirem um consenso sobre horários mais apropriados, os quais estarão responsáveis por decidirem a distribuição do total de 6 horas como melhor lhes couber a atender a demanda de usuários. “Os horários deverão ser informados em placas ou cartazes, bem como devem ser respeitadas as exigências de controle de acesso, distanciamento e regras de higiene e proteção individual.”

NOVAS REGRAS

A fase amarela permite maior flexibilização, respeitando as exigências do Governo Estadual descritas no Plano de Sâo Paulo.

Shopping Centers, galerias e congêneres, comércio em geral e serviços, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, salões de beleza e barbearias poderão ter atendimentos presenciais por períodos de 6 h (seis horas), com capacidade de acesso limitada a 40%, e adotando protocolos geral e setoriais específicos.

Especialmente para bares, restaurantes e lanchonetes, só será permitido consumo local ao ar livre ou em áreas arejadas e até as 17h. As praças de alimentação poderão funcionar em acordo com os horários dos seus respectivos shopping centers, galerias e congêneres, com os devidos critérios de capacidade e distanciamento. Serviços de delivery (entrega por encomenda) e drive-thru (passe-e-pegue) não se enquadram na limitação de horários.

Academias e centros de ginásticas poderão funcionar com apenas 30% de sua capacidade, horário reduzido de até 6 horas, agendamentos, aulas e práticas apenas individuais (com distanciamento) e adoção de protocolos geral e setoriais.

Eventos, convenções e atividades culturais seguem em restrição em virtude dos critérios do Plano de São Paulo, que determinam que a flexibilização ocorra apenas se a cidade estiver há mais de 28 dias consecutivos na fase laranja, mas Araçatuba só foi classificada para a atual fase em 31 de julho.

As demais atividades que geram aglomeração não mencionadas continuam proibidas pelo Plano de São Paulo.

HORÁRIOS

Shopping Centers, galerias e congêneres: Segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e sábados e domingos, das 12h às 18h;
Comércio e Multishop: Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábado das 9h às 15h
Bares, restaurantes e lanchonetes: até às 17h (máximo de 6h)