Publicado em 01 de agosto de 2018 às 17:27

Araçatuba inicia no próximo sábado (4) a Campanha nacional de vacinação contra sarampo e paralisia (poliomielite). A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba, através da Vigilância Epidemiológica (VE) realizará a abertura do evento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sidney Cinti, no bairro Águas Claras.

A expectativa da campanha é de vacinar aproximadamente 8 mil crianças, de 1 a 4 anos, 9 meses e 29 dias, mantendo elevada a cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo, evitando, assim, a reintrodução dos vírus e mantendo o estado de eliminação dessas doenças no país.

Os dias D ocorrem em 4 e 18 de agosto e as UBSs funcionarão das 8h às 17h.

A vacina contra poliomielite está disponível para crianças a partir de 1 ano de idade e que ainda não completaram 5 anos. As três doses devem ser tomadas quando a criança completar dois meses, quatro meses e seis meses de idade, com reforço das doses ao completar 1 ano e 3 meses e aos 5 anos de idade.

Já a vacina contra o sarampo abrange mais faixas etárias e, com apenas uma dose, imuniza o paciente contra sarampo, caxumba e rubéola. Podem ser vacinadas crianças a partir de um ano, jovens de todas as idades e adultos de até 49 anos.

A Campanha é encerrada no dia 31 de agosto, mas as vacinas ainda estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o município.