Publicado em 01 de agosto de 2018 às 09:48

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através do Departamento de Atenção Básica (DAB) entregou, nesta terça-feira (31), um kit de uniforme e um tablet para cada um dos 230 agentes comunitários de saúde do município.

Cada kit é composto por camiseta, boné, filtro solar, mochila e um tablet para registro das visitas diárias realizadas pelos profissionais. A ocasião, com tom descontraído, foi realizada na Associação Cabos e Soldados contou com o prefeito Dilador Borges e a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente uniformizados. Também esteve presente a coordenadora da Associação Saúde da Família (ASF), Juliana Cajado.

De acordo com Aparecida Nava, diretora do DAB, esse é um pedido antigo dos funcionários. “Durante as visitas domiciliares, os agentes comunitários de saúde preenchiam as fichas à mão. Isso acontece desde 2001. Os funcionários ainda tinham a função de digitar no computador toda a produção do dia. Com o tablet, os agentes transferem os dados automaticamente para o sistema”.

“O agente comunitário de saúde atua orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. O trabalho é dividido e as visitas são feitas de acordo com a vulnerabilidade dos casos. Por isso a necessidade de termos agilidade e precisão dos dados coletados nos domicílios”, destacou Carmem.