Publicado em 09 de junho de 2020 às 11:58

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba está realizando ações de combate à doença de Chagas no município. As atividades tiveram início no dia 1º de junho e nesta terça (9), as equipes estão na avenida João Arruda Brasil.

Foram montadas estratégias de atividades e definidas áreas prioritárias para realização de poda e aplicação de inseticida nas palmeiras do tipo buriti e imperial do município. Há, inclusive, o apoio técnico-científico da SUCEN SP (Superintendência de Controle de Endemias) que realiza o estudo dos insetos capturados.

O objetivo da ação é reduzir a infestação dos triatomíneos, popularmente conhecidos como bicho barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

Até o momento já foram capturados mais de 150 bichos barbeiros em 99 palmeiras trabalhadas no trecho da avenida João Arruda Brasil que tem, ao longo de sua extensão, 165 palmeiras, sendo a maior concentração de palmeiras da cidade. São mais de 300 palmeiras catalogadas com a presença do inseto barbeiro.

Concomitante à essa ação, servidores do Departamento de Atenção Básica (DAB) farão atividades educativas, casa a casa, orientando os munícipes quanto às procedências em caso de aparecimento de bicho barbeiro na residência, em um raio de 300 metros da presença das palmeiras que estão sendo trabalhadas.

CRONOGRAMA Bicho Barbeiro