Publicado em 22 de junho de 2017 às 08:46

A Academia Araçatubense de Letras investiu o prefeito Dilador Borges como membro honorário da confraria. A cerimônia ocorreu no final da manhã de sábado (13) na sede da entidade. A presidente Yara Pedro de Carvalho conduziu o evento, que entronizou a foto do prefeito na galeria da instituição e o assentou como membro ativo durante o período que durar seu governo.

De acordo com Yara, esta homenagem é um reconhecimento ao apoio que a Prefeitura de Araçatuba tem dado à cultura. “É uma alegria receber o prefeito como membro honorário. A nossa academia tem sido muito atuante em favor da literatura e contamos com o prefeito como um parceiro em nossas ações”, realçou presidente.

O acadêmico Tito Damazo se manifestou para ressaltar a importância da participação do Poder Executivo na promoção da cultura e sublinhou que a Academia está aberta para trabalhar em sociedade para que mais pessoas tenham acesso à literatura e à produção cultural. Apesar de a posse de um prefeito como membro honorário estar prevista no estatuto da academia, Tito asseverou que o ato desde sábado extrapolava o fato de ser uma obrigação regimental. “Estamos diante de uma pessoa que realmente tem demonstrado empenho em fazer algo pela cultura de nossa cidade”, discursou Tito.

Em seu fala, o prefeito Dilador Borges ficou muito emocionado. Ele chegou às lágrimas ao lembrar a luta de sua falecida mãe Adelina Pereira Borges para que seus cinco filhos estudassem e todos tivessem um curso superior. E ao ressaltar o esforço e sabedoria de dona Adelina, o prefeito destacou que se formou em Direito e por causa deste conhecimento pode se destacar no mundo dos negócios e hoje estar qualificado para ser servidor municipal.

“Tenho certeza de que ela está orgulhosa de seus filhos, neste momento. E está feliz por eu estar sendo aceito como membro honorário de uma instituição tão importante quanto a Academia Araçatubense de Letras. Eu estou particularmente honrado por estar entre vocês, que fazem arte e por meio dela ajudam a criar um mundo melhor”, destacou o prefeito, que em sua fala fez questão, ainda, de parabenizar a academia pelo excelente trabalho realizado em favor das novas gerações por meio dos diversos concursos literários que promove entre estudantes.

 

VARAL

Durante a cerimônia de posse, diversos acadêmicos recitaram poemas alusivos ao Dia das Mães, comemorado no domingo (14). A Academia também inaugurou o “Varal da Poesia”, com música e literatura em homenagem a elas.