Publicado em 05 de setembro de 2019 às 16:52

A escola atual e tradicional morreu. A afirmação é da doutora em Ciências Maria Inês Fini, que proferiu uma palestra, na manhã desta quinta-feira (5), a diretores e coordenadores da rede municipal de ensino, na Câmara de Araçatuba.

Para ela, que foi fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp e responsável pela criação e implementação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no país, o grande desafio dos educadores na atualidade é criar meios de oferecer uma escola que acompanhe as novas gerações.

“Não é mais possível acreditar que o aluno chegará à sala de aula sem uma bagagem de aprendizado, emoções e uma história. Que ele vá deixar tudo isso em um cabide mágico lá fora. A criança hoje já tem acesso a muita informação, tem acesso à internet. A escola tem que ser criativa”, destacou Maria Inês, que aconselhou aos professores a não obrigarem os estudantes a deixarem o celular desligado.

“Esta (o celular) é uma ferramenta a ser usada. Hoje uma operadora de caixa de mercado não faz mais contas. A máquina faz isso para ela. As informações estão na internet. Nossa missão hoje é outra. O ambiente escolar tem que ser desbastador para dialogar com as pessoas reais”, afirmou a especialista.

Ela ainda destacou que os professores não devem mais esperar que os alunos terão disciplina de ficar sentados olhando para eles absorvendo informações. “Estamos inseridos em uma dinâmica diferente”, disse a ela, que mostrou estatísticas para provar que a internet já é realidade para 70% da população brasileira.

O evento, que também foi aberto para profissionais da área de outras cidades da região, é uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Não houve custo para o município. A atividade faz parte do projeto contínuo de formação dos profissionais da educação.

IMPORTÂNCIA

Antes da palestra, Maria Inês foi recebida pelo prefeito Dilador Borges, pela vice-prefeita Edna Flor e pela presidente do Legislativo, Tieza Marques. Também estiveram presentes a vereadora Beatriz Nogueira e a secretária de Educação de Araçatuba, Silvana de Sousa e Souza.

Todos fizeram uma breve explanação aos professores antes da palestra. Eles destacaram a importância da educação na formação de uma sociedade mais justa e próspera.

“Eu fui alfabetizado aos 12 anos ao lado das crianças menores. Eu sei o quanto é importante a educação na vida de uma pessoa. Como administrador, tenho um carinho muito importante com as escolas”, destacou o prefeito Dilador Borges, que é formado em Direito.