Publicado em 29 de setembro de 2017 às 15:09

A Prefeitura de Araçatuba realizará nos dias 29 e 30 de setembro a IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento é coordenado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e pelas secretarias municipais de Assistência Social e Participação Cidadã (SMAS e SMPC).

O evento tem como tema “A região de Araçatuba na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento” e o lema “Juntos por uma região sem racismo”.

A IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial de Araçatuba debaterá o tema e elegerá os delegados para a etapa estadual, em São Paulo. A conferência estadual terá a participação de órgãos do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de envolver e estimular a comunidade a participar ativamente deste momento de reflexão e proposições, para a construção de políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial para Araçatuba e Região.

A abertura oficial da Conferência Regional será no dia 29 de setembro às 19h30, na 28º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP Regional de Araçatuba, com palestras e evento cultural. No dia 30, às 8h, será dado início aos trabalhos da Conferência, na Escola Estadual Manoel Bento da Cruz.

O diretor de Afirmação de Direitos (SMPC), Carlos Roberto Valêncio, explica que as conferências de igualdade racial são instrumentos da democracia que conjugam a participação de representantes dos órgãos públicos e da população em geral, em proposição que visa a melhoria da vida da população. Segundo ele, “a conferência visa discutir e deliberar estratégias de promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo, garantindo a participação da sociedade nas atividades de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas”.

HISTÓRIA

De forma precursora, Araçatuba implantou em 2010 o primeiro órgão institucional para assuntos da Comunidade Negra, criando a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial na Secretaria Municipal de Participação Cidadã; em 2014 foi o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Araçatuba o (COMPIR) e, ainda em 2014, foi instituída a “Semana Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Araçatuba foi a sétima cidade no Brasil e a primeira no Estado de São Paulo a aderir ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), tornando-se uma referência nacional, estadual e regional na promoção de políticas públicas afirmativas.

PROGRAMAÇÃO

Abertura da IV Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial
Data: 29 de Setembro de 2017 às 19h30
Local: 28ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP Araçatuba

Rua Presidente Wenceslau Braz nº 5 na Vila Santa Maria

Conferência: 30 de setembro às 8h

Local: Escola Estadual Manoel Bento da Cruz

Rua Carlos Gomes nº 732 no Bairro Higienópolis.